8 estratégias para conseguir motivar sua equipe de vendas diretas!

motivação para equipe de vendas

8 estratégias para conseguir motivar sua equipe de vendas diretas!

Toda empresa para atuar bem perante o mercado, precisa ter ótima gestão, ótimos produtos, uma prestação de serviços eficiente e precisa também motivar os seus vendedores e sua equipe de trabalho, do contrário não haverá estímulos para que o cliente compre.

E lidar com os colaboradores nem sempre é tarefa fácil, pois cada vendedor possui qualidades peculiares e pontos a melhorar também. Cada necessidade e visão, também fazem com que as estratégias para motivação precisem ser bem direcionadas.

A motivação é uma das melhores estratégia para se fazer com que um negócio dê certo, além disso não exige grandes investimentos e permite que a empresa ganhe muitos outros resultados que são ainda mais satisfatórios.

Portanto, se você deseja que sua equipe de vendas diretas se sinta mais motivada e cumpra com todas as metas estipuladas em seu planejamento, aplique essas estratégias!

1 – Enxergue sua equipe de forma holística, porém, cada vendedor como único.

Você precisa ter uma visão do todo, isto é, uma visão ampla sobre a sua força de vendas, porém, se esforce para enxergar cada pessoa como única, com características peculiares e esta, como uma fonte de forças que pode somar e muito para toda a equipe e também para a empresa no geral. Enxergue de forma única a cada vendedor. Considere cada talento, habilidade e potencial. Evite atitudes que te colocam numa zona de frieza, e se conecte aos seus colaboradores, permita-se ser admirado e seguido por sua equipe de vendas.

2 – Reconheça os esforços e afirme alguns pontos

  • Vocês são os melhores vendedores que já tive. Me orgulho muito dessa equipe!
  • Eu confio em vocês e na capacidade que vocês têm de gerir isso/ ou de trazer esses resultados.
  • Eu conto com a criatividade e eficiência de vocês!
  • Vocês são importantes para a empresa!

Como se pode notar são frases positivas e de grande efeito, já que a partir delas, a equipe se sente reconhecida e também motivada, pois entendem que alguém acredita nela! Fazendo dessa maneira que se esforcem para que atinjam o sucesso.

3 – Fale mais, parabenize mais e corrija com equilíbrio

Quando a equipe falha, logo recebe aquele sermão. Mas se atinge níveis excelentes de vendas, muitas vezes apenas recebe um simples parabéns.

Frise-se que é vital que a empresa reconheça muitos mais os acertos do que os erros e que não somente reconheça e parabenize em forma de palavras, mas que adote estratégias para que a equipe continue perseverante no mesmo sistema, produzindo dessa maneira, uma venda contínua.

Elaborar um sistema de gratificação, apesar de demandar algum investimento, é capaz de produzir efeitos muito mais benéficos e a longo prazo. Pois sabendo que chegando na marca X, a equipe já ganha algumas vantagens, se esforçarão para chegar até o marco XYZ, porque sabem que o retorno será maior e isso acaba valendo a pena para todos!

4 – Incentivos que estimulam

O que é melhor? Que o vendedor se sinta motivado para vender e efetive vendas ou se desestimule e nem faça questão por vender?

Obviamente a primeira escolha é aquela que todo empreendedor diz ser a melhor estratégia, no entanto, nem sem os incentivos são concedidos.

As comissões são sempre uma forma de estimular o vendedor a bater metas. Isso porque ao chegar no valor x de recebimento, ele podendo ter 10 ou 30% de comissão, faz com que se sinta animado para vender mais, então colocará o máximo de empenho para que as vendas aconteçam.

Incentivos extras também são bem-vindos.

5 – Crie um ambiente saudável e propício para o crescimento e desenvolvimento pessoal

Os colaboradores só crescem se a empresa souber incentivá-los a adquirir mais conhecimentos, a conhecer outros assuntos e a se engajarem no aperfeiçoamento profissional.

Sendo assim…

6 – Permita que sua equipe desenvolva e adquira novos talentos, portanto, invista em treinamentos constantes.

7 Além disso, melhore o ambiente de trabalho, permita com que tenham maior qualidade de vida, forneça um local agradável para desenvolverem suas funções e para relaxarem também.

8 – Por fim, disponibilize recursos para que possam vender mais, e dê assistência frequente. Ter um ombro amigo, um conselho do chefe e apoio, passa a ser fundamental para qualquer empresa que almeja o sucesso!

Até a próxima!

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