8 motivos para se fazer uma Auditoria Fiscal Digital

Auditoria Fiscal

8 motivos para se fazer uma Auditoria Fiscal Digital

Todo empresário precisa saber tudo sobre as informações fiscais de sua empresa. Isto é um fato!  Sabemos que este assunto fica sob os cuidados dos advogados e contadores contratados pelos mesmos, que são os profissionais capacitados para isto, porém a responsabilidade do conjunto destas informações são da empresa. Hoje todas estas informações, sejam elas, fiscais, contábeis e financeiras são apresentadas ao fisco através do sistema SPED – (Sistema Público de Escrituração Digital). No total são 17 informações cruzadas pelo fisco para verificação da veracidade das mesmas. Através da Auditoria Fiscal Digital, de uma forma simples e com baixo custo, você empresário, poderá ter conhecimento da consistência das informações da sua empresa passadas ao fisco.

Conheça os principais motivos para que você contrate uma Auditoria Fiscal Digital:

1 – Processos e informações que não são vistos com facilidade

A melhoria dos processos administrativos diminuirá os riscos de fraudes e informações que não são compatíveis com a organização.

A grande vantagem é que por meio de uma Auditoria Fiscal Digital, a empresa conseguirá visualizar as informações mais essenciais sobre os processos administrativos das suas operações, tomando nota dos acontecimentos atuais que estão associados à empresa e que talvez estejam trazendo prejuízos.

2 – Com a Auditoria Fiscal Digital, você pagará o justo

De acordo com um levantamento realizado pela própria Receita Federal, 95% das Empresas no Brasil, acabam pagando mais tributos que o exigido, justamente porque, devido as constantes modificações na Legislação Tributária, o empresário acaba deixando de aproveitar os benefícios fiscais que são inseridos à favor do empreendedor e de seu negócio.

3 – Pontos específicos dentro da organização

Tudo dentro de uma empresa é importante, porém, por meio de uma Auditoria Fiscal Digital bem executada é possível se verificar alguns pontos bem específicos, tais como: se as NF-e são emitidas de forma correta; controle de estoque; cadastro de produtos, dentre outros.

Os auditores têm a missão de fazer essa análise para que possam assim, identificar quais são os dados que estão colocando em risco o seu negócio.  

4 – Antecipação de riscos

Por meio de uma Auditoria Fiscal Digital, os gestores ficam conhecendo tudo sobre os riscos de suas atividades, aprimorando dessa forma a gestão das suas operações, evitando a descapitalização com multas e fiscalizações.

5 – Leitura de todos os processos operacionais da instituição

Por meio de uma Auditoria Fiscal Digital todas as entradas e saídas de produtos são analisados detalhadamente, ou seja, é possível cruzar todas as informações passadas pela empresa ao fisco.

É possível também uma leitura realista de todos os índices de performance de seus processos operacionais, bem como os pontos positivos e negativos de cada processo envolvido, permitindo que a empresa tenha uma melhor avaliação do desempenho organizacional e otimize consideravelmente a gestão empresarial.

6 – Sistema seguro

A Auditoria Fiscal Digital irá gerar dados consistentes para que o empresário saiba se sua empresa está ou não recolhendo junto ao fisco mais impostos que do que lhe é devido, (através de DARF’s indevidos ou com valores pagos à maior). Com base nesses dados, ao se identificar que se está pagando impostos à mais, é possível solicitar ao fisco a restituição em créditos destes valores. Sendo assim, a RFB – Receita Federal do Brasil coloca à disposição dos contribuintes, o sistema PER/ DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação) que foi criado pela própria instituição governamental. Sua correta utilização, permite ao contribuinte ter a condição de recuperar créditos fiscais – que foram identificados através da Auditoria Fiscal Digital. Desta forma, é possível é possível restituir ou compensar valores pagos nos pagamentos dos tributos que serão pagos no futuro.

7 – Correção nas informações da empresa

Através de uma boa execução da Auditoria Fiscal Digital, aqueles pontos que apresentem divergência ou inconsistência – causados por erros nas informações ou interpretações equivocadas da legislação, passam a ser corrigidos dentro do sistema contábil da empresa. Desta forma, é possível ter redução dos tributos, ajudando a aumentar a competitividade e eficiência da empresa em vários sentidos.

8 – Investimento no crescimento empresarial e comercial

Toda empresa precisa crescer. Isto obviamente é um bom motivo pelo qual é vital que a mesma faça uma Auditoria Fiscal Digital pois, através dos dados gerados, a mesma poderá gerar um fluxo de caixa positivo para o pagamento dos seus tributos ou os recursos poderão ser utilizados em outros investimentos e atividades. Portanto, a Auditoria Fiscal Digital é hoje um apoio vital para a saúde financeira de uma empresa e também para que o empresário tenha muito sucesso na gestão da mesma.

Conclusão

Todo grande empresário sabe que administrar bem uma empresa vai além de ser um um processo de tomada de decisões importantes. É também a tomada de atitudes que compreenda os principais processos de gestão, que são: Planejamento, Organização, Execução e Controle. Uma Auditoria Fiscal Digital hoje para uma empresa, impactará diretamente a saúde financeira da mesma, pois trará resultados positivos em relação aos pagamentos devidos de tributos, na execução dos procedimentos fiscais que estarão em total acordo com a legislação em vigor, na organização das diretrizes empresariais à fim de evitar prejuízos financeiros e também no controle das variáveis que possam influenciar diretamente a carga tributaria desta corporação.

Uma empresa alinhada com o seu tempo tem a oportunidade de conhecer melhor as informações colocadas a disposição do fisco, podendo tirar de uma situação adversa, uma oportunidade competitiva.

Pense nisso e até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário