Abrir um Negócio: Se tornar um empreendedor de sucesso exige uma reflexão

abrir um negócio

Abrir um Negócio: Se tornar um empreendedor de sucesso exige uma reflexão

Não basta querer abrir um negócio, é preciso refletir sobre ele, até mesmo quando este, já é um negócio consolidado no mercado.

Quando um empreendedor decide abrir um negócio, é movido por algum tipo de ideal, que pode ter a ver com:

  • A identificação de um nicho, baseado em um mercado carente.
  • Motivado por abrir um negócio inovador e pouco explorado.
  • Ou como uma solução produtiva para empresas ou pessoas (público-alvo).

Mas, independentemente da motivação por trás de abrir um novo negócio, o professor docente Alessandro Saade, que é especialista em empreendedorismo e novos negócios pela Business School São Paulo (BSP), enfatiza que:  “para criar e também para manter um negócio saudável, é preciso ter alguns conhecimentos da área em que se planeja atuar”.

A visão estratégica, a mão de obra especializada, os equipamentos, e o bom relacionamento com os profissionais e clientes são extremamente importantes.

Segundo o especialista, mesmo que o negócio comece pequeno, ele precisará ser modelado. Para tanto é preciso:

  • Medir resultados.
  • Fazer análises.
  • Manter o equilíbrio contábil.
  • Mudar.
  • Operar com o marketing.

Pois, através dessas ações, é possível crescer de modo seguro e estar precavido dos imprevistos.

Então, para uma reflexão mais aprofundada sobre abrir um negócio, você precisará:

Avaliar se o modelo de negócio tem futuro

  • Como o mercado interage com esse nicho?
  • Seu produto ou serviço tem condições de crescer e expandir, mesmo em épocas difíceis?
  • Qual é a rotatividade de compras desse público?

Você pode até ter uma excelente ideia para abrir um negócio, mas ele precisa ser aplicável para a clientela, do contrário, como conseguirá receita lucrativa?

Ser diferente, pensar diferente e agir diferente

Lojas de roupas, restaurantes e outra série de negócios já existentes, são negócios que atuam em mercados considerados já saturados. Então:

  • o que pode lhe diferenciar dos demais?
  • O que seu atendimento pode ter de especial?

Não se trata de possuir algo completamente inexplorado, mas sim de fazer muito melhor do que já tem sido feito por outras empresas e negócios. Você precisará não somente inovar, mas saber atender, entreter, convencer e fidelizar os clientes.

Imagine quantas empresas já não abriram e fecharam porque não souberam conquistar os clientes? Nesse sentido algo deve ser pesado em sua decisão:

  • Quantidade de produto.
  • Qualidade.
  • Economia para o consumidor.
  • Diferenciais.

Pois, se um produto e/ou serviço não possuem nada disso, pode até ser que o cliente entre na loja uma vez, compre, consuma, mas jamais volte! Isso acontece com frequência.

Portanto, é vital avaliar esses pontos.

Modelando o negócio, antes de colocá-lo para funcionar!

É preciso ter um plano de negócios, um mapa estratégico e/ ou um canvas como bússola para o empreendimento. A empresa precisará de pilares importantes para se desenvolver bem, e essas ferramentas e recursos promoverão e darão maior seguridade.

Depois de se certificar que o negócio é bom, o que se deve fazer?

É comum que alguns empreendedores se sintam inseguros quanto às mudanças, principalmente quando estas se tratam de remodelar um negócio, migrar para outro negócio ou até mesmo criar um novo negócio, mas se o nicho em questão tem grandes possibilidades de sucesso, por que temer?

Não é incomum algumas pessoas deixarem de empreender por causa do medo que as paralisa, ao invés de darem “aquele gás” para estimular e motivar!

Conclusão

Não pare no meio do caminho ou deixe o “projeto dentro daquela gaveta velha”. Todo negócio envolve riscos, mas eles podem ser controlados, inclusive, você pode consultar uma assessoria contábil para lhe auxiliar neste sentido.

Uma boa assessoria contábil vai lhe trazer conforto e segurança em relação ao tipo societário, contrato social, formas de tributação, gestão contábil e financeira, solidez e muito mais.

E se em sua reflexão, nas análises feitas de acordo com todo o suporte que você obter, seu empreendimento confirmar ser proporcional às suas expectativas de desenvolvimento e crescimento, por que abandoná-lo?

Use o desafio e até mesmo as inseguranças que permeiam a sua mente, para a decisão de prosperar e vencer. Está esperando o que para começar a empreender e abrir um novo negócio? Nós da Visão AE podemos lhe auxiliar nesta nova empreitada. Estamos lhe esperando para tomarmos “aquele café” e colocarmos este projeto à todo vapor!

Até Breve!

Nenhum comentário

Postar um comentário