Auditoria Fiscal Digital – Como gerar lucros extraordinários com esta estratégia

Auditoria Fiscal Digital

Auditoria Fiscal Digital – Como gerar lucros extraordinários com esta estratégia

Em meio à acelerada expansão do mercado de negócios muitos empreendedores sonham em obter resultados nos seus investimentos.

O anseio pela realização, muitas vezes de um sonho de independência financeira através de um negócio próprio é o que impulsiona o mercado  corporativo.

Em meio a contas a pagar, contas a receber, receita, faturamento, lucros e prejuízos ainda existe o temido mundo da “Fiscalização Tributária”.

O termo “Auditoria Fiscal”, muitas vezes é mal interpretado e pode até causar um certo “temor” daqueles que têm que prestar contas ao Fisco.

No entanto, ao entender o conceito e os inúmeros benefícios apresentados  com a prática, a Auditoria Fiscal Digital pode gerar lucros extraordinários ao empreendedor que optar por tal, como estratégia de prestação de contas.

O que é a Auditoria Fiscal Digital?

Conforme já relatamos em nosso post 8 MOTIVOS PARA SE FAZER UMA AUDITORIA FISCAL DIGITAL , todo empresário precisa saber tudo sobre as informações fiscais de sua empresa e que a responsabilidade de todas estas informações, independente de quem as produza (se contadores ou advogados especializados) é totalmente da mesma. Salientamos que as informações, fiscais, contábeis e financeiras são apresentadas ao fisco através do sistema SPED – (Sistema Público de Escrituração Digital), e que o fisco cruza todas estas informações para verificação da veracidade das mesmas. Por isso é necessário haver muita coerência entre todas as informações enviadas ao fisco.

Prestar contas à Fiscalização Tributária não é coisa fácil para ninguém, menos ainda para as empresas que precisam trabalhar sempre de forma muito transparente, afinal qualquer erro ou obscuridade nas informações, pode atrair a atenção do Fisco e trazer sérios prejuízos e consequências desastrosas para as mesmas.

O fato é que a evolução da tecnologia a cada dia mais facilita o dia a dia de todos, e como já falamos, a  Auditoria Fiscal Digital, é uma forma simples e de baixo custo, para que você empresário tenha total conhecimento da consistência das informações que sua empresa envia ao Fisco.

A tecnologia está à disposição de todos, e para a União, Estados e Municípios, não é diferente, pois, conforme já mencionamos em nosso post – A ESTRUTURA DE FISCALIZAÇÃO DA RFB – SUPERCOMPUTADOR T-REX E O SOFTWARE HARPIA –  ficou muito mais prático para o Fisco manter o controle da fiscalização, através das ferramentas tecnológicas desenvolvidas para este fim.

Como funciona a Auditoria Fiscal Digital?

Na Auditoria Fiscal Digital, os arquivos digitais possuem validação antecipada e são cruzados antes de seu envio ao Fisco. Isso possibilita que, caso haja alguma informação inconsistente, a mesma possa ser corrigida de forma antecipada, evitando chamar a atenção dos órgãos fiscalizadores para as empresas.

Um outro fator importante, caso alguma informação inconsistente já tenha sido enviada no período dos últimos 5 anos ao fisco e a empresa ainda não tenha recebido a notificação sobre a mesma, através da Auditoria Fiscal Digital é possível se antecipar ao Fisco, identificar tais inconsistências e realizar a retificação antecipada e voluntária das mesmas. Isto evita possíveis solicitações de justificativas por parte do Fisco e/ou fiscalizações surpresas em sua empresa. Trabalhar no preventivo é fundamental, e poder se antecipar ao Fisco, pode ser a salvação para as empresas que tem um volume muito grande de informações à serem enviadas mensalmente.

A Auditoria Fiscal Digital pode maximizar seus lucros!

Um modo prático de maximizar os lucros de sua empresa com certeza é estar em dia com a Receita Federal, conforme já orientamos em posts anteriores. Você pode ter certeza que está em dia com o Fisco adotando procedimentos de Compliance Fiscal, com as melhores práticas na execução dos processos fiscais de sua empresa, através da utilização de ferramentas que irão auxiliar nestes controles, de modo a garantir segurança tributária e evitando possíveis descapitalização com o pagamento de multas e juros provenientes de possíveis autuações.

Um bom planejamento tributário com certeza vai analisar as melhores opções tributárias para que se possa reduzir a carga de impostos paga pela empresa, aumentando assim o percentual de lucros da empresa.

A Auditoria Fiscal Digital é o que vai monitorar todos estes procedimentos, para garantir que os lucros sejam realmente extraordinários, através da economia gerada  pelos mesmos.

Vamos à uma análise prática de Lucratividade Gerada através da redução de impostos:  

Através da ECD (Escrituração Contábil Digital), as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido e que distribuem o título de lucros, sem incidência do IRRF (Imposto de Renda), na parcela de lucros ou dividendos superiores ao cálculo base, podem ter diminuição dos impostos e contribuições.

Desta forma, se reduz os tributos obrigatórios de uma empresa, sendo necessário declarar e especificar todos os bens. Isso gera um arquivo magnético com todas as informações exigidas para análise dos lucros e tributos.

É importante que a empresa invista na contratação de profissionais especializados em compreender os tributos que são gerados na declaração da Auditoria Fiscal Digital, para então conseguir obter o lucro através da tributação.

Conclusão

Partindo deste princípio, é fundamental o trabalho de profissionais qualificados e especializados em contabilidade e Auditoria Fiscal Digital!

Estes profissionais farão análises coerentes, visando sempre o lucro dentro da estratégia de crescimento do negócio empresarial.

Isso garante uma segurança operacional no processo de entrega da documentação fiscal, além de analisar o desempenho do setor fiscal da empresa, para que se tenha um rendimento de acordo com o esperado na estratégia de lucros e rendimentos mensais com uma oportunidade de recuperação de crédito a curto e longo prazo.

É muito importante o investimento numa empresa de contabilidade especializada em efetuar este processo de auditoria fiscal digital para garantir que o departamento financeiro e a contabilidade estejam em sintonia com o controle dos tributos gerados no Compliance Fiscal, e assim, possam controlar de forma mais eficaz os lucros que a empresa tem capacidade de gerar a curto e longo prazo.

Falar sobre lucratividade empresarial é sempre muito interessante, e saber as formas de alcançar esta lucratividade é fundamental para que a empresa cresça de modo sustentável. Sendo assim, se você ainda tiver dúvidas ou comentários sobre este assunto ou sobre Auditoria Fiscal Digital, deixe-os abaixo ou entre em contato com nossa equipe! Nós amamos interagir com vocês!

Até a próxima!

 

REFERÊNCIAS:

  1. http://portaldeauditoria.com.br/auditoria-tributaria/auditoria-tributaria-digital.asp
  2. http://coad.jusbrasil.com.br/noticias/100511986/fisco-digital-um-novo-paradigma-do-controle-fiscal
Nenhum comentário

Postar um comentário