Auditoria Fiscal Digital – A importância da prevenção

Auditoria Fiscal Digital

Auditoria Fiscal Digital – A importância da prevenção

Passar por auditorias nunca é uma das situações mais agradáveis para qualquer tipo de empresa, afinal, lhe tira muito de sua zona de conforto.

No entanto, as auditorias se tornam ferramentas importantes para maior clareza e realização de determinados processos, principalmente financeiros.

Quando o assunto é Auditoria Fiscal Digital aí o temor é ainda maior. Isso ocorre devido à complexidade da legislação fiscal brasileira e por conta das altas tributações em que as empresas devem pagar e então prestar contas ao Fisco.

O avanço tecnológico a favor do maior controle, auxiliou também na melhoria dos processos de auditorias, que hoje podem ser feitos de modo mais prático, rápido e mais assertivo nos seus resultados.

Coisas que antes poderiam passar despercebidos aos auditores no momento da visita a determinada empresa, hoje é facilmente percebido automaticamente através do sistema digital.

A tecnologia a favor do Fisco

Com a implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) as informações que integram a escrituração contábil passaram a ser recebidas, validadas, armazenadas e autenticadas mediante um fluxo único computadorizado.

Assim também, a Nota Fiscal Eletrônica veio facilitar o processo digital das informações.

O Fisco está munido de soluções para levantamento das informações em várias esferas e cruzamento de dados além do compartilhamento dos mesmos.

Com isso é importante que toda empresa mantenha suas informações contábeis claras de modo a facilitar as informações e diminuir os embaraços na hora da fiscalização.

Como funciona a Auditoria Fiscal Digital?

Fazer uma Auditoria Fiscal Digital interna nunca é tarefa fácil, no entanto, quanto antes a fizer, menores são os riscos de autuações e pagamentos desnecessários de multas lá na frente.

Os sistemas de Auditoria Fiscal Digital e Contábil são responsáveis pelas análises preventivas dos arquivos digitais antes mesmo do envio das informações ao Fisco.

Eles analisam a base de dados da empresa, até a apuração e o recolhimento dos tributos, de acordo com a necessidade de atendimento à legislação.

Neste sentido, a auditoria fiscal digital se torna importante tanto para corrigir eventuais falhas, quanto para prevenir falhas futuras.

A importância da Auditoria Fiscal Digital como ferramenta preventiva

Em caso de comprovada inconformidade nas informações, as multas geradas pelo Fisco às empresas podem ser onerosas e em muitos casos podem literalmente afundar qualquer negócio.

Com isso é imprescindível estar atento aos possíveis erros nos processos de comprovação das movimentações, de modo a evitar possíveis danos à saúde financeira da sua empresa.

Assim, a Auditoria Fiscal Digital antecipada à fiscalização, pode ser uma grande aliada a encontrar possíveis erros e corrigi-los a tempo de evitar maiores transtornos com o Fisco.

A importância do auditor na prevenção de falhas e Planejamento Tributário

O auditor, pautado de atualizações legais, analisa de modo crítico os procedimentos utilizados pela empresa de modo a prevenir possíveis erros e corrigi-los, caso constate algum.

Deste modo, o mesmo consegue aplicar os subsídios indicados no Planejamento Tributário Fiscal para gerar economia à empresa e erradicar as possibilidades de autuações fiscais que a mesma possa sofrer por má geração e contabilização dos dados..

Auditoria Fiscal Digital preventiva como estratégia de sobrevivência de negócios

Não é difícil notar que atualmente muitas empresas já adotam a Auditoria Fiscal Digital como estratégia de minimizar impactos.

Devido a crescente preocupação com as melhorias para solidificação de um empreendimento no mercado, com o passar dos anos essa realidade tende a crescer ainda mais devido às facilitações que a estratégia traz para controle das tributações a pagar, uma vez que as multas fiscais pode variar entre 20% a 225% do valor de uma operação, o que acarreta em uma grande perda de sua receita.

Deste modo, a Auditoria Fiscal Digital é importante instrumento de prevenção, pois além de trazer assertividade nas informações, ainda o faz com agilidade e proporciona redução de custos e maior tranquilidade à sua empresa no momento de fiscalização.

Nenhum comentário

Postar um comentário