Auditoria Fiscal Digital: uma importante ferramenta de prevenção contra contingências

Auditoria Fiscal Digital

Auditoria Fiscal Digital: uma importante ferramenta de prevenção contra contingências

A simples menção de auditoria fiscal é algo que provoca receio e temor no meio empresarial, principalmente em se tratando de legislação fiscal brasileira que, como sabemos, é uma das mais complexas do mundo todo.

O Brasil possui mais de 170 obrigações acessórias, 76 tributos de âmbito nacional, mais de 100 tipos de documentos fiscais, os três níveis de governo que devem ser atendidos e que possuem competência legislativa para instituir e cobrar impostos e, para completar, a carga tributária recai sobre toda a cadeia de produção, de consumo, de renda e de patrimônio.

O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital foi implantado de forma a manter total controle sobre todas as informações, trazendo ainda maior preocupação ao mundo empresarial, uma vez que dados são cruzados e, com isso, torna-se muito mais fácil encontrar erros e possíveis fraudes cometidas pelas empresas.

Diante dessa situação, vale lembrar que, ao mesmo tempo em que facilita a vida do fisco, os arquivos digitais também podem prevenir contingências fiscais. Através da Auditoria Fiscal Digital o empresário consegue se antecipar a possíveis erros e equívocos, evitando que pesadas multas sejam aplicadas.

Utilizando-se da Auditoria Fiscal Digital, a empresa tem condições de resolver qualquer tipo de falha cometida antes que possa passar pela fiscalização.

A autofiscalização não é uma tarefa das mais fáceis. No entanto, é algo que deve ser feito para evitar qualquer risco de pagamento de multas. O sistema de Auditoria Fiscal Digital  possibilita analisar os arquivos digitais antes de serem remetidos aos órgãos públicos, tratando a base de dados, a gestão das apurações e o recolhimento de tributos, atendendo, dessa maneira, todas as exigências da legislação.

Auditoria Fiscal Digital, uma ferramenta para facilitar a vida do empresário

Diante da complexidade da legislação fiscal brasileira, qualquer empresário sabe que é extremamente necessário manter uma auditoria fiscal para evitar contingências. Qualquer contingência é capaz de expor a empresa a riscos e muitas vezes ela é causada por uma falha qualquer, um erro de lançamento, podendo levar a empresa a receber multas e, portanto, deve ser evitada ao máximo.

Para evitar situações de risco, a Auditoria Fiscal Digital é a ferramenta que vem facilitar todo e qualquer processo burocrático, utilizando as próprias funcionalidades dos sistemas implantados, possibilitando agilizar e conferir os dados lançados e corrigindo antes que ocorra uma possível falha.

Através da Auditoria Fiscal Digital é possível utilizar os próprios arquivos com dados fiscais para fazer os cruzamentos necessários, analisando lançamentos e verificando inconsistência. Assim, se houver alguma alteração fora dos padrões, a auditoria informa o responsável, permitindo que a empresa se antecipe, tomando ações preventivas e executando as ações corretivas.

A Auditoria Fiscal Digital, portanto, é mais uma garantia para que a empresa possa atender adequadamente às exigências fiscais. Da mesma forma que o fisco pode tomar as atitudes com relação a falhas, num ponto determinado em que a empresa pode se tornar sujeita a sanções, a auditoria fiscal preventiva permite que as correções sejam feitas com antecedência, eliminando as possíveis falhas.

Por que utilizar a Auditoria Fiscal Digital

Todas as obrigações com relação a impostos e contribuições, atualmente, são geradas em arquivos digitais, uma nova maneira de atender a legislação, otimizando as ações da empresa e facilitando ao máximo a vida do empresário, que deve se voltar para o objetivo principal do seu negócio.

O que a Auditoria Fiscal Digital tem como objetivo, é exatamente ir ao encontro das necessidades do empresário, utilizando as informações desses mesmos arquivos digitais e fazendo a auditoria à distância, antes que sejam entregues à fiscalização.

Para que não ocorra qualquer contingência, a empresa que contrata uma Auditoria Fiscal Digital consegue eliminar qualquer falha nos lançamentos dentro de um ambiente totalmente virtual, sem necessidade de proceder a uma auditoria convencional.

A empresa recebe, desta forma, o mesmo benefício de uma auditoria dentro de suas instalações físicas, de maneira mais prática e de forma muito mais rápida, com custo muito mais baixo do que a presença de um auditor, que não precisa se locomover.

Os resultados são compensadores, já que a empresa tem a garantia da conformidade de suas informações, mantendo a segurança de seus dados e a fidelidade do que foi passado ao fisco com a realidade ocorrida dentro da empresa em suas transações. A Auditoria Fiscal Digital permite o cruzamento dos dados em todas as obrigações, fornecendo a empresa a segurança que seu empreendimento exige.

Quais são as vantagens da Auditoria Fiscal Digital

Entre as principais vantagens da contratação de uma Auditoria Fiscal Digital, podemos considerar a confiabilidade nas informações, garantindo que a empresa se mantenha numa situação regular diante do fisco, com a rapidez necessária na análise para que não se perca prazo na entrega dos dados.

A Auditoria Fiscal Digital é possível para qualquer empresa, principalmente aquelas que mantêm operações fiscais mais complexas, ou que tenham grande volume de processos fiscais, o que pode dificultar para os responsáveis no momento de fazer uma análise mais criteriosa.

Os recursos que podem ser utilizados na Auditoria Fiscal Digital permitem um resultado fiel ao movimento real da empresa, assegurando controle total sobre o volume de operações necessárias para a atividade fiscal.

Assim, é possível manter uma série de análises no mínimo tempo possível, reduzindo a demora para entrega dos arquivos digitais, que podem ser avaliados para garantir o melhor resultado para a empresa.

Os principais erros que podem ocorrer nos relatórios fiscais são procedentes de falha humana e a Auditoria Fiscal Digital pode garantir maior segurança para a empresa, tornando a possibilidade de erros praticamente nula, evitando qualquer tipo de fraude ou erros cometidos pelos responsáveis por lançamentos fiscais e contábeis.

A aplicação da Auditoria Fiscal Digital evita que a empresa seja alvo de maiores investigações por parte da fiscalização, já que, com o processo tecnológico aplicado, toda a situação tributária e financeira da empresa é avaliada a tempo, evitando irregularidades e, na presença de qualquer erro, oferecendo condições para corrigir as possíveis falhas.

Auditoria Fiscal Digital: garantindo os padrões das obrigações fiscais

A Auditoria Fiscal Digital permite auxiliar na gestão fiscal da empresa, evitando divergência de informações relevantes a gerando a consistência dos valores lançados, garantindo que a empresa mantenha-se dentro dos padrões das obrigações fiscais, mantendo sua imagem e histórico de confiança no ramo de atividade em que atua.

Sendo assim…

Nós da Certific – Auditoria e Certificação, considerando as atuais estruturas da tecnologia da informação , os novos paradigmas estabelecidos pelos órgãos arrecadadores e o papel da contabilidade de suprir o processo decisório com informações úteis, e o mapeamento de informações geradas através do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, nos especializamos em Auditoria Fiscal Digital, para que assim possamos apoiar as  empresas no aperfeiçoamento de seus sistemas de gestão, garantindo que as mesmas possam gerar informações exatas e consistentes antes de seu envio ao fisco.

Podemos também realizar uma auditoria fiscal digital detectiva em todas as suas declarações acessórias enviadas ao fisco nos últimos 5 anos de operações de sua empresa, para que você possa ter ciência de possíveis inconsistências nas  informações geradas e também possa se antecipar retificando prontamente seus arquivos digitais enviados, evitando possíveis fiscalizações, sanções e o pagamento de multas desnecessárias.

Venha tomar um café conosco, e conheça a possibilidade real de reduzir substancialmente os seus riscos fiscais. Será um prazer te receber e fazer um diagnóstico exato de sua regularidade fiscal.

Até breve!

Nenhum comentário

Postar um comentário