Auditoria Fiscal e Tributária: 9 sinais de que sua empresa precisa de ajuda!

Auditoria Fiscal e Tributária

Auditoria Fiscal e Tributária: 9 sinais de que sua empresa precisa de ajuda!

A Auditoria Fiscal e Tributária é uma atividade cujo objetivo é traduzir a expectativa positiva de levantamento de passivos fiscais adequados, que devem ser provisionados de forma a não onerar os diversos setores de uma empresa.

Trata-se de uma ferramenta que pode prevenir o desperdício de dinheiro ao longo no tempo, impedindo saídas de recursos financeiros que poderiam estar sendo investidos no crescimento e na maximização dos lucros operacionais da empresa.

Para uma Auditoria Fiscal e Tributária eficiente é necessário um profundo conhecimento da legislação fiscal, operacionalizando de forma mais criteriosa os processos empresariais e consolidando a contabilidade para garantir o correto cálculo de tributos.

Proceder uma Auditoria Fiscal e Tributária é fornecer à empresa o oxigênio necessário para que se mantenha viva e atuante, aumentando a margem de lucro e reduzindo o passivo na escrituração fiscal, oferecendo condições para que a empresa tenha os benefícios concedidos, podendo investir em seu crescimento.

A Auditoria Fiscal e Tributária é um instrumento necessário para a implementação e desenvolvimento de programas internos para que a empresa pague de forma correta seus tributos. Acompanhe conosco uma pequena análise para saber se sua empresa está precisando desse tipo de serviço:

     1- Sua empresa não possui ainda um programa de auditoria de tributos

O levantamento de dados sobre a produção ou comercialização é essencial para a elaboração de um programa de auditoria de tributos. Assim, sua empresa precisa manter um levantamento de todos os dados sobre tributos, com mapas de evidências documentadas sobre débitos e créditos de impostos.

A maior parte dos empresários, ao falar sobre problemas decorrentes da crise, menciona que são os impostos que causam os maiores problemas na lucratividade da empresa. Essa pergunta, certamente, teria sido respondida antes da crise e, com certeza, mesmo depois que tivermos superado esta fase.

A Auditoria Fiscal e Tributária permite saber exatamente o que deve e o que não deve ser pago. Como temos um cenário tributário complicado no Brasil, com tantas regras e tributos, o empresário deve utilizar a auditoria como uma ferramenta de gestão.

     2- Sua empresa não consegue manter as obrigações em dia

Os empresários sempre estão muito preocupados com a entrega de obrigações acessórias e com o pagamento de impostos. Manter essas obrigações em dia acaba tirando o foco do negócio, principalmente pela falta de conhecimento, o que provoca um aumento nas autuações fiscais.

Com a carga tributária que temos em nosso país, o assunto se torna muito completo e, diante de um cenário tão conflituoso, somente a Auditoria Fiscal e Tributária pode trazer mais segurança ao empresário.

     3-Sua empresa está recebendo multas nas declarações

Como dissemos, as autuações fiscais estão se tornando cada vez mais comuns para os empresários. A Receita Federal, por seu lado, está adquirindo cada vez mais experiência e fazendo um trabalho aprofundado de auditoria tributária digital.

A legislação tributária brasileira possui mais de 150 obrigações acessórias, o que exige muito tempo para seu cumprimento. Os escritórios de contabilidade perdem muito tempo na confecção das mesmas, muitas vezes fazendo com que o empresário considere o contador um inimigo e não um parceiro.

Com uma boa Auditoria Fiscal e Tributária, é possível fazer a transmissão de arquivos de forma corretas, reduzindo riscos e minimizando os impactos causados pelas falhas em arquivos e dados transmitidos ao fisco.

     4-Sua empresa está pagando impostos a maior

Como o sistema tributário é bastante emaranhado, sempre surgem erros, seja por desconhecimento da legislação ou por falhas na confecção dos relatórios. Assim, muitas empresas acabam pagando mais impostos do que deveriam.

Os erros nos cálculos e nos dados fazem as empresas perderem muito dinheiro e uma Auditoria Fiscal e Tributária tem condições de evitar impostos a maior, mantendo o controle do pagamento dos tributos.

     5-Sua empresa está pagando errado os impostos

O erro no pagamento de impostos é uma rotina para a maior parte das empresas brasileiras, muitas delas deixando de receber créditos a que têm direito e isso acontece por não estarem devidamente preparadas para acompanhar todas as leis, que sofrem alterações constantes.

Na contabilidade aplicada de forma correta, a Auditoria Fiscal e Tributária possui condições de recuperar tributos e créditos e permitir que a empresa recolha os impostos de forma devida, garantindo seus direitos.

    6-Sua empresa não aproveita créditos e deduções adequadamente

Vamos apenas citar algumas situações em que o empresário pode pagar impostos de forma errada: créditos admitidos na compra de insumos isentos e sem pagamento do PIS e COFINS, e dedução de provisão de férias como custo ou despesa operacional.

Evidentemente, esses são apenas dois dos diversos tópicos que, nas empresas, não são aplicados de forma correta, situação que não estaria ocorrendo se houvesse uma Auditoria Fiscal e Tributária.

    7-Sua empresa não consegue reduzir impostos

A gestão tributária oferecida pela Auditoria Fiscal e Tributária pode trazer enormes benefícios para as empresas, permitindo o conhecimento e acompanhamento de toda a legislação e garantindo o cumprimento das determinações legais.

Mantendo um sistema de gestão tributária, é possível reduzir impostos e evitar problemas com a fiscalização, melhorando os processos em sua origem antes de encaminhar os arquivos e evitando erros que possam trazer prejuízos

    8-Sua empresa não consegue melhorar a geração de informações fiscais

Com uma Auditoria Fiscal e Tributária é possível conseguir bons resultados na melhoria de geração de informações fiscais, com o mapeamento das operações da empresa e evitando erros no preenchimento e envio de obrigações acessórias.

Os ajustes fiscais permitem gerar com mais agilidade e segurança as informações, evitando autuações tributárias.

   9-Sua empresa não faz uma revisão preventiva nos arquivos SPED

O projeto SPED apresenta inúmeras novidades e podemos observar que existem campos que devem ser utilizados para o cruzamento de dados e informações. Fazendo a revisão preventiva dos arquivos do SPED, a empresa pode garantir o conteúdo das informações provindas de suas operações fiscais e contábeis.

Esse é um trabalho que a Auditoria Fiscal e Tributária tem condições de manter em dia, garantindo o cálculo correto dos tributos e seu recolhimento.

Auditoria Fiscal e Tributária: uma necessidade para a empresa

Manter uma Auditoria Fiscal e Tributária é de extrema importância para qualquer empresa, garantindo que a definição de custos, despesas e insumos possam ser definidas de forma correta e garantindo que o empresário pague apenas os tributos que são necessários para manter sua empresa com saúde financeira.

E então, está convencido de que sua empresa precisa e muito manter rotineiramente procedimentos de Auditoria Fiscal e Tributária intrínseca em seus processos?

Qualquer dúvida sobre a real necessidade de uma Auditoria Fiscal e Tributária em sua corporação entre em contato conosco. Podemos fazer um diagnóstico prévio para que você entenda o momento tributário atual de sua empresa e como podemos ajudá-lo a criar e manter um cenário fiscal ideal, para mitigar os seus riscos junto ao Fisco, de modo a prover uma sustentabilidade financeira visando sempre o crescimento da organização.

Venha tomar um café conosco, teremos um imenso prazer em atendê-lo.

Até breve!

Nenhum comentário

Postar um comentário