Empresa de consultoria tributária não é um custo e sim uma geradora de lucros!

Consultoria tributária

Empresa de consultoria tributária não é um custo e sim uma geradora de lucros!

Consultoria tributária não é um processo muito comum para a maior parte das empresas nacionais. Empresas de pequeno e médio porte limitam-se a conversar com seu contador e encontrar os meios para evitar erros na entrega dos arquivos à fiscalização. Para um empresário desavisado, uma empresa de consultoria tributária pode, no primeiro momento, representar um custo a mais para o excessivo percentual de custos gerado pela tributação.

Contudo, uma empresa de consultoria tributária é uma parceira que deve ser utilizada em toda e qualquer empresa pela redução de custos que ela proporciona ao longo do tempo.

O trabalho de uma empresa de consultoria tributária não se limita a analisar os tributos pagos regularmente pelas empresas, mas sim de criar um planejamento tributário adequado, trazendo retorno sensível para a empresa com o aproveitamento de benefícios muitas vezes não percebidos pelos empresários e, em alguns casos, desconhecidos até mesmo pelos contadores.

Fazer o planejamento adequado antes de executar qualquer ação é extremamente necessário, evitando custos desnecessários e falhas no andamento de um processo. Da mesma forma, quando pensamos na quantidade de tributos brasileiros e na excessiva legislação, o planejamento tributário torna-se uma ferramenta imprescindível.

Planejamento tributário como ferramenta

A principal preocupação para o empresário, diante de um cenário de economia retraída e com poucas perspectivas de recuperação em curto prazo, o próprio termo recuperação se volta para os impostos. Quando se trata de tributos, é necessário pensar antes em como recuperar impostos do que fazer o pagamento que, muitas vezes, é feito de forma errada, recolhendo valores maiores do que o efetivamente devido.

Uma empresa de consultoria tributária torna-se, portanto, uma parceria estratégica num momento em que há necessidade de redução de custos e de correta orientação para os investimentos. A gestão financeira adequada, com conhecimento aprofundado da legislação, com aplicação correta de cálculo para os impostos, é algo que grande parte das empresas não consegue fazer.

Mesmo porque, além de sua natural complexidade, algo inexistente na maior parte dos países, a legislação financeira é mutável, com alterações praticamente todos os dias, inviabilizando ao empresário o seu acompanhamento adequado.

Em países mais avançados que, inclusive, possuem legislação tributária muito menos complexa – e, portanto, bem mais eficiente – do que no Brasil, a empresa de consultoria tributária é vista como indispensável pelos empresários que pretendem manter suas empresas com lucratividade.

Em nosso país, aos poucos, o empresariado também está percebendo essa importância e verificando que, com um planejamento tributário adequado a empresa tem possibilidades de conter os custos com tributos e garantir respaldo para investimentos futuros.

Uma empresa de consultoria tributária é estratégica para o empresariado

A cultura de se utilizar dos serviços de uma empresa de consultoria tributária está sendo implantada no Brasil através de multinacionais, já conscientes dessa necessidade, e que passam a informação aos seus parceiros nacionais.

Os impostos brasileiros sempre foram altos e, cientes dessa situação, é necessário estabelecer parcerias adequadas e estratégicas para otimizar a carga tributária de maneira constante, principalmente quando se sabe que alguns segmentos do mercado possuem margens de lucro extremamente baixas.

Ao mesmo tempo em que temos uma alta taxa de tributos, vivemos um cenário onde a competição é cada vez mais acirrada, o que exige que qualquer empresa tenha maior lucratividade sem fazer com que os preços deixem de ser competitivos, situação delicada para todo e qualquer empresário.

A competitividade não contempla o tamanho das empresas. As menores buscam sua manutenção no mercado, concorrendo com grandes corporações, muitas delas multinacionais e, como sabemos, são as pequenas e médias empresas as responsáveis pela maior parte dos empregos, o que as torna importantes nesse cenário.

Para manter a competitividade, maior geração de empregos, capacidade de investimentos e possibilitar sua presença no mercado, a empresa deve fazer o seu planejamento tributário, utilizando recursos sobre os quais possuem seus direitos e garantindo a continuidade de suas atividades em vez de simplesmente pagar tributos que dificilmente retornarão como benefícios.

É evidente que, para empresas de menor porte, é bastante difícil manter em seu quadro de pessoal um auditor fiscal ou consultor tributário para fazer a análise correta de seus lançamentos fiscais e, aliás, é necessário também pensar que se trata de um trabalho que não ocupa todo o tempo.

Assim, para garantir o fiel cumprimento da legislação e poder usufruir de todos os benefícios proporcionados pela mesma legislação, a parceria com uma empresa de consultoria tributária torna-se relevante.

Os serviços prestados por uma empresa de consultoria tributária contemplam a análise de resultados, a mensuração dos tributos, a recuperação de impostos, os riscos em cada operação, a utilização correta dos benefícios permitidos pela legislação e, além disso, também um planejamento tributário adequado para as operações da empresa.

A análise correta da situação da empresa é que irá permitir benefícios no futuro, trazendo maior lucratividade e gerando condições para que a empresa, mesmo em tempos de crise, possa estabilizar sua situação perante o mercado.

Vale lembrar, nesse contexto, que o constante acompanhamento de toda a situação fiscal da empresa também atua como mecanismo de prevenção, principalmente quando nos damos conta de que inconsistências nos lançamentos podem gerar multas que triplicam o valor do imposto devido.

Diante disso tudo, constata-se que a parceria com uma empresa de consultoria tributária oferece excelentes oportunidades para o empresário, atuando na prevenção de infrações fiscais e gerando uma consistente economia tributária.

Para manter a situação fiscal da empresa de forma correta, dentro daquilo que é exigido pela legislação, é necessário encontrar uma empresa idônea, com profissionais capacitados e atualizados, que ofereça resultados práticos, sem soluções que pareçam exequíveis e que acarretem prejuízos para o futuro da empresa.

E, antes de tudo, perceber que uma empresa de consultoria tributária é uma parceira dos negócios, nunca um custo para a empresa, mas sim uma geradora de lucros através da economia de recursos que pode proporcionar.

Já que o empresário não tem meios para reduzir a carga tributária e já que a legislação é tão complexa em nosso país, o aproveitamento de benefícios é a melhor solução. Para isso, nada melhor do que uma parceria com uma empresa de consultoria tributária.

Pense nisso e muito boa sorte!

Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário