A importância do Fluxo de caixa para o crescimento do negócio

fluxo de caixa

A importância do Fluxo de caixa para o crescimento do negócio

Para qualquer empresa, independente do segmente de atuação, é importante crescer e se expandir para manter o negócio prosperando. Entretanto, a falta de controle das finanças e de recursos para pagar as obrigações se torna uma constante e os empreendedores não sabem o que fazer. Nesses casos o fluxo de caixa é muito vantajoso.

Isso por que o mercado está em constante modificação e a competitividade é crescente, exigindo uma gestão financeira competente e de total qualidade. Justamente por isso que o fluxo de caixa é tão importante pois ele ajuda a nortear o negócio.

Além disso, as constantes oscilações na economia exigem dos empresários uma boa administração e o fluxo de caixa nada mais é do que a ferramenta que possibilita a identificação das necessidades da empresa na geração de receita, permitindo que as obrigações e responsabilidades sejam honradas.

Então, se você quer saber mais sobre o fluxo de caixa, como ele funciona e qual sua importância para o crescimento do negócio, continue lendo esse post e descubra.

Vamos lá?!

Mas afinal, o que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa nada mais é do que o instrumento utilizado para ajudar no controle financeiro de um empreendimento. Através dele é possível estar a par de toda a movimentação financeira da empresa avaliando tanto a entrada como a saída de valores.

Essa analise normalmente é feita tendo como base períodos de um mês, realizados mês a mês, finalizando com o balanço anual da empresa.

Mas qual a finalidade do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa, como já ficou claro, é uma importante ferramenta de controle financeiro de uma empresa, entretanto, mais do que isso, ele é também uma ferramenta de tomada de decisão.

Isso por que através do controle das finanças os administradores da empresa conseguem organizar melhor os investimentos, identificar para onde a verba está sendo destinada e qual a melhor ação para cada acontecimento.

Então, com o fluxo de caixa em mãos, os administradores podem destinar mais verbas para áreas da empresa que estão carentes, podem cortar verbas de áreas que possuem gastos maiores do que o necessário e ainda otimizar diversos processos redirecionando verbas de um setor a outro.

Mas afinal, por que o fluxo de caixa é importante para o crescimento do negócio?

O fluxo de caixa é um dos recursos mais consagrados e utilizados pelas empresas quando o assunto é ferramenta de gestão financeira e empresarial.

Tudo simplesmente pelo fato de que, para que um negócio cresça ele precisa ter uma boa saúde financeira e o fluxo de caixa ajuda você nessa tarefa.

Isso por que com ele é possível identificar os valores que entram na empresa e entender detalhadamente para onde esses valores são destinados tornando possível realocá-los.

Com o fluxo de caixa ajustado é possível ter a exata dimensão das entradas e saídas financeiras de um determinado empreendimento e isso impacta diretamente sobre o planejamento das ações de um negócio.

Já essas ações tem um impacto direto sobre os resultados obtidos pela empresa e, logico, sobre o sucesso e/ou o fracasso da mesma.

Logo, estar com a saúde financeira em dia, significa que a empresa pode crescer forte e protegida da crise em direção ao sucesso que você tanto deseja.

Conclusão

Não subestime a importância do fluxo de caixa para sua empresa e tenha certeza de que ele pode realmente ajudar muito no desenvolvimento do seu negócio, na saúde financeira do mesmo e na tomada de decisões importantes para o melhor direcionamento do seu crescimento.

O fluxo de caixa é útil e está à disposição do seu negócio para que você faça dele um verdadeiro sucesso. Aproveite.

Nós da Visão AE somos craques em ajustar Fluxos de Caixas empresariais. Nos deixe avaliar como esta o seu! Podemos fazer uma parceria incrível, elevando o seu empreendimento corporativo à patamares nunca atingidos.

Estamos te esperando com o melhor café da cidade, para interagirmos melhor sobre a importância do fluxo de caixa para o seu negócio!

 

Até breve!

Nenhum comentário

Postar um comentário