A importância da Auditoria Fiscal Digital

Auditoria Fiscal Digital

A importância da Auditoria Fiscal Digital

Com o avanço tecnológico, o acesso à informação as facilitações dos mercados, no Brasil e no mundo, muitas empresas abriram as portas iniciando suas atividades.

Com um número de empresas muito maior devido o acesso tecnológico, no Brasil também surgiram tributações especificas para atender essa demanda. Com isso, o sistema fiscal do país também teve a necessidade de se inovar, gerando um maior controle sobre a alta demanda e maior assertividade nos cálculos dos impostos devidos de cada uma dessas empresas. Assim, o acesso à tecnologia caiu como uma luva nesse momento de fiscalização.

A tecnologia trouxe muitos bônus a todas as empresas de todos os segmentos, desde as automações dos processos, otimização das atividades e um controle eficaz para todos os tipos de gestão, a tecnologia também facilitou nas compras e vendas de diversas empresas inclusive no exterior.

Contudo, o sistema de fiscalização, agora, muito mais atento a todas as movimentações financeiras das empresas através da Nota Fiscal Eletrônica e do SPED Fiscal, obrigou a todas as corporações a buscarem meios de se precaverem para evitarem divergências nas informações enviadas à Receita. Isto é totalmente possível através da Auditoria Fiscal Digital, em todas as transações financeiras, contábeis e comerciais, no intuito de que haja coerência em todos os dados enviados ao fisco.

A inteligência digital do Fisco

Com alto poder de busca de informações, atualmente a Receita Federal possui técnicas evoluídas de controlar as movimentações financeiras de todas as empresas com foco em buscar informações que indicam irregularidades em qualquer empresa.

O SEFAZ (Secretaria da Fazenda) possui atualmente um Núcleo de Inteligência e Investigação visando dificultar ainda mais essas práticas através da rigorosidade da fiscalização.  

A Receita Federal recebe informações de diversos processos que envolvam a empresa em suas negociações, como por exemplo, a utilização de cartões de créditos, bancos, Notas Fiscais Eletrônicas emitidas e muitas outras fontes.

O Fisco está atento a tudo! Caso você esteja desatualizado quanto ao assunto, os bancos, desde julho de 2015, estão informando à Receita Federal qualquer tipo de transação financeira que aconteça e que esteja acima de 2 mil reais – sendo para natureza de pessoa física.

Já nos casos de ser pessoa jurídica, valores que estão acima de 6 mil, são também repassados para o Fisco.

Ao receber esses dados, o Fisco cruzará todas as informações e comparará com os dados da Receita Federal, desse modo se chegará ao resultado se a empresa ou o empreendedor estão agindo de acordo com o exigido.

Apesar de ser bem polêmica e até desconfortável para muitos empreendedores, essa determinação veio da Instrução Normativa 1.571 que possui total amparo conforme a Lei complementar LC – 105/2001.

Por isso, se faz extremamente importante saber sobre o assunto e contar com a ajuda de um contador especializado em Auditoria Fiscal Digital e Compliance Fiscal. De forma que o empreendedor não seja prejudicado de nenhuma forma!

A importância da Auditoria Fiscal Digital

A Auditoria Fiscal Digital é um processo de análise das informações contábeis de determinada empresa, a fim de analisar as informações que serão enviadas ao Fisco e assim evitar problemas com a Receita Federal pela transmissão de informações distorcidas e que possuem conflitos de dados.

Através da Auditoria Fiscal Digital é possível encontrar os erros e corrigi-los antes do envio das informações ao Fisco e assim evitar transtornos com a fiscalização e penalidades que podem acarretar em multas pesadas decorrentes desses erros.

Deste modo, a Auditoria Fiscal Digital se torna uma importante aliada a todas as empresas em todos os segmentos, onde a mesma, através de um auditor conhecedor das leis e tributações, terá a oportunidade de corrigir os erros antes mesmos de sofrer as penalizações por eles após envio direto à Receita Federal.

Nenhum comentário

Postar um comentário