Já pensou em Economia Fiscal? – Contabilizar pode ser a solução!

Economia Fiscal

Já pensou em Economia Fiscal? – Contabilizar pode ser a solução!

Em meio à crise econômica vivida nos últimos tempos, a palavra economizar se tornou mais que uma necessidade, e sim um método de sobrevivência.

Independente de quem, quando ou como, um meio de economizar é a medida mais efetiva, já que os valores a entrar não estão acompanhando essas necessidades. Sendo assim, com menos recursos ou pessoas, as empresas precisam se dedicar a gastar menos, gerando assim, menores custos e maximizando desta forma, o lucro.

Ao se deparar com as obrigatoriedades de pagamentos em despesas fixas, que por sinal vem crescendo gradativamente a cada dia, ou ainda tributações (sendo no Brasil uma das cargas tributárias mais caras do mundo), o meio mais estratégico de driblar essa crise, vem através do gerenciamento de uma boa Economia Fiscal.

Mas para iniciar o assunto, você sabe o que é Economia Fiscal?

Entendendo o que é Economia Fiscal

A Economia Fiscal ou ainda Economia Legal ou Planejamento Tributário como é popularmente conhecida, é o nome dado à estratégia de estudar as variadas cargas tributárias empregadas para cada tipo de atividade corporativa, produto ou serviço, que visa buscar os meios mais econômicos de pagamentos dentro da legalidade.

É importante destacar que não se trata de sonegação, onde se deixa de pagar os impostos devidos, que por sua vez é considerado crime, levando os infratores a arcarem com os prejuízos legais e criminais perante as Leis.

A Economia Fiscal tem o perfil de avaliar o melhor modo de regulamentação e comprovação dos rendimentos, gerando economia à empresa, que deixa de pagar por impostos das quais não é obrigada, ou eliminar os pagamentos que possuem maior carga tributária, o que comumente acontece, devido à falta de conhecimento sobre os regimes tributários.

Como é feita a Economia Fiscal?

Para ser feita de modo correto e dentro dos trâmites legais da legislação vigente, é imprescindível que seja avaliada por um profissional específico da área. No caso, o contador é a pessoa mais habilitada para realizar uma melhor análise da carga tributária adequada a cada tipo de negócio.

Conhecedor dos meios de comprovações fiscais exigentes, o profissional contábil pode avaliar com melhor clareza e certeza, os meios de melhor adequação dessa economia.

Desde as tributações variáveis para cada segmento de empresa, indústria, prestação de serviços, comércio,  como cada tipo de declaração acessória que precisa ser enviada ao Fisco. Cada caso deve ser analisado individualmente.

Todas as informações contábeis devem ser colocadas na ponta do lápis e analisadas onde melhor se adequa de modo legal, gerando valores menores de impostos.

Quem pode fazer a Economia Fiscal?

Esse tipo de planejamento estratégico é ideal para gerar economia a qualquer empresa.

Estar dentro das leis, porém pagando o mínimo possível de impostos não é ilegal, desde que bem comprovado sua legalidade.

Com isso é importante estar sempre amparado de um profissional que entenda do assunto, caso contrário, qualquer erro pode trazer grandes transtornos junto ao Fisco, seja Federal, Estadual ou Municipal.

Contabilizando a solução econômica viável ao seu negócio

Para a contabilidade é imprescindível manter a organização e a disciplina nas informações contábeis. Isso porque a apuração mais detalhada, clara e objetiva facilita o fechamento das informações e uma melhor adequação ao planejamento tributário.

Deste modo, muitas empresas têm visto no setor contábil uma ferramenta de auxílio não apenas às demonstrações dos resultados financeiros, mas sim uma mão direita na tomada de decisões.

Com a utilização da contabilidade estratégica, cada dia mais cresce a necessidade de se ter o contador como o maior aliado das empresas, devido à necessidade de inovação e transformação de boas práticas também no setor financeiro, principalmente tributário.

Agora que você já sabe como economizar é hora de começar a buscar o auxílio profissional competente e trazer resultados assertivos para o seu negócio.

Não perca mais tempo!

Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário