Mensurar e Analisar as Finanças: tarefas importantes que devem fazer parte da rotina diária de cada empresário de sucesso!

mensurar e analisar as finanças

Mensurar e Analisar as Finanças: tarefas importantes que devem fazer parte da rotina diária de cada empresário de sucesso!

Mensurar e analisar as finanças da empresa é um meio para garantir que ela esteja preparada para qualquer situação que se apresente. Uma empresa possui grande variedade de receitas e despesas que devem ser levadas em consideração e, além de tudo, é importante que a política de preços seja definida com precisão para otimizar o fluxo de caixa e manter as finanças em ordem.

A análise do ponto de equilíbrio da empresa é uma das mais importantes ferramentas para o empresário, exigindo que se faça previsões de custos e de vendas para determinar a superação do ponto de equilíbrio e permitir a previsão de novos investimentos, gerar lucros e tornar a empresa viável.

Além do ponto de equilíbrio, mensurar e analisar as finanças torna-se a ferramenta que mostra todas as informações relevantes, através de demonstrativos financeiros que apresentem a realidade dos fatos e que permitam estabelecer um planejamento estratégico mais elaborado e aprofundado.

O problema de mensurar e analisar as finanças não deve ser apenas para empresas de pequeno porte. Um dos principais motivos para reclamações em reuniões dos conselhos administrativos em grandes empresas é que os indicadores financeiros não são claros, apresentando-se pouco informativos e de pouca qualidade.

Para as pequenas e médias empresas, essa atividade é menos complexa, embora não deixe de ser complicada. O necessário é que o empresário tenha alguns indicadores-chave para mostrar o desempenho financeiro da empresa.

Indicadores financeiros para mensurar e analisar as finanças

Para uma empresa comercial, por exemplo, mensurar e analisar as finanças exige alguns indicadores que forneçam informações sobre o desempenho da empresa, mantendo dados como giro do estoque, de ativo disponível e de passivo circulante, além de apresentar os ciclos financeiros do último período.

No caso de uma empresa de serviços, os indicadores financeiros para mensurar e analisar as finanças devem se voltar para a produtividade, apresentando a margem bruta e líquida e o retorno que está sendo realizado sobre seu patrimônio líquido.

Em ambos os casos, são necessários manter os indicadores sobre o fluxo de caixa, entendendo o perfil da empresa e sua capacidade de produção e de investimentos.

A empresa, portanto, deve saber utilizar de forma eficiente os indicadores financeiros, concentrando-se naqueles voltados para o seu ramo de atividade e fazendo os ajustes para não perder de vista o objetivo principal, ou seja, a lucratividade. A empresa deve ser vista como um organismo em constante evolução, exigindo também que mensurar e analisar as finanças seja um procedimento constante.

Sobreviver no atual cenário, com um mercado com concorrência acirrada, exige que a empresa tenha sua análise financeira sempre em dia.

Os indicadores, portanto, são essenciais para a tomada de decisões importantes, fazendo do ato de mensurar e analisar as finanças mais do que um simples registro de dados e somatório de planilhas. É essa a bússola para orientar as operações empresariais.

Os passos básicos para mensurar e analisar as finanças da empresa

Para uma empresa que ainda não tenha uma completa análise financeira, é necessário começar com alguns passos e indicadores que possam ser vistos de forma sistemática. Uma empresa é muito mais do que apenas um orçamento e a avaliação dos números permite gerenciar melhor os recursos.

Conheça os principais indicadores financeiros para mensurar e analisar as finanças de sua empresa:

Ponto de Equilíbrio

Quando se fala em mensurar e analisar as finanças, a prioridade é conhecer o ponto de equilíbrio da empresa, ou seja, é importante que o faturamento seja superior aos custos de produção para que a empresa se torne viável. Aqui, é necessário levar em consideração os custos fixos, os custos variáveis, os impostos e outros encargos. Quando seu faturamento for maior do que os custos, o fluxo de caixa consegue se manter positivo.

Indicadores para mensurar e analisar as finanças

Na contabilidade existem diversos fatores que precisam ser analisados para conhecer a saúde financeira da empresa. Os indicadores financeiros que apresentamos devem estar sempre positivos para mostrar que a empresa goza de boa saúde nas finanças:

Indicador de liquidez, que serve para avaliar a capacidade da empresa em cumprir seus compromissos de curto prazo. Caso o negócio apresente demora na solução de problemas de curto prazo, este indicador deve ser avaliado e melhorado, sendo de suma importância para a sobrevivência do empreendimento;

Indicador de endividamento, para mostrar a real situação financeira da empresa, apresentando o grau de comprometimento com capital de terceiros, ou seja, de endividamento. Aqui devem ser avaliados a tomada de crédito de bancos e instituições financeiras e o pagamento de fornecedores;

Indicador de rentabilidade nas vendas, que verifica o lucro operacional com vendas realizadas. Neste item devem ser descontados todos os encargos ligados diretamente às vendas, para depois se chegar ao lucro líquido da empresa;

Indicador de atividades, que pode ser subdividido em dois, um deles analisando o prazo médio que a empresa precisa para receber pelas vendas e o prazo médio para pagar o fornecimento de matérias primas e mercadorias.

Indicador de crescimento

Depois de mensurar e analisar as finanças do patrimônio da empresa, através da análise de seus indicadores financeiros, é necessário avaliar também a evolução do seu patrimônio líquido, sua fatia de participação no mercado e sua capacidade de crescimento.

Conclusão

Mensurar e analisar as finanças da empresa permitem saber se a empresa está crescendo ou não. Outras questões, no entanto, devem ser levadas em consideração e, para tanto, é necessário que o empresário procure o apoio de empresas especializadas, como uma assessoria contábil ou uma empresa de auditoria financeira, para que possam fazer uma análise criteriosa, com um perfeito “raio x” de sua empresa, permitindo chegar às conclusões reais sobre sua situação.

O empresário que detém as corretas informações sobre seu empreendimento consegue maior vantagem sobre os concorrentes, permitindo crescimento mesmo em época de crise ou de queda nas vendas por sazonalidade ou outras questões externas. Mensurar e analisar as finanças é o mesmo que fazer um check up médico, que precisamos fazer periodicamente para saber sobre nossa saúde. A empresa é um organismo que também precisa desses cuidados.

Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário