Os benefícios da preparação interna antecipada para se evitar surpresas desagradáveis!

Auditoria Fiscal Digital

Os benefícios da preparação interna antecipada para se evitar surpresas desagradáveis!

A complexidade das obrigações fiscais no Brasil faz com que cada vez mais as empresas tenham necessidade de gozar dos benefícios da auditoria fiscal digital, principalmente depois da implementação do SPED. Para não complicar a situação da empresa, é necessário manter o total controle sobre suas operações e a auditoria é uma auxiliar que oferece muitos benefícios à gestão fiscal e contábil empresarial.

O processo de uma auditoria fiscal digital tem o objetivo de evitar problemas na contabilidade, elucidando fatos que possam provocar a ocorrência de multas e, desta forma, é um trabalho que envolve um conjunto de procedimentos que buscam indícios de irregularidades, evitando fraudes e falhas. Além disso, um dos grandes benefícios da auditoria fiscal digital está no auxílio à contabilidade e orientação dos gestores para o cumprimento das obrigações legais e fiscais.

Eventuais erros cometidos na contabilidade podem ocorrer de diversas formas, como falhas em registros, falta de informações cadastrais, além de outras que possam ser provocadas deliberadamente com o intuito de fraudar a legislação, uma situação que pode deixar o empresário vulnerável à sanções por parte da fiscalização.

Os benefícios da auditoria fiscal digital portanto, são primordiais para comprovar a legalidade dos lançamentos contábeis e fiscais. O diagnóstico embasado nas informações fidedignas irá beneficiar a empresa, impedindo informações distorcidas, que podem gerar complicadores. Os novos instrumentos aplicados pela auditoria fiscal digital podem confirmar a veracidade das informações passadas ao fisco.

O que dizem os estudiosos sobre os benefícios da auditoria fiscal digital

Os estudiosos, entre eles economistas, administradores e contadores, consideram que a auditoria fiscal digital é a principal proteção para o patrimônio da empresa, oferecendo maior segurança e garantia aos administradores, aos proprietários, aos financiadores e, principalmente, ao fisco.

A proteção oferecida pela auditoria fiscal digital fica evidenciada em aspectos como o administrativo e o fiscal.

No aspecto administrativo devemos considerar o benefício de uma maior eficiência e a redução de incapacidade e improbidade dos colaboradores e administradores.

No aspecto fiscal, a auditoria fiscal digital oferece o benefício da segurança para o cumprimento das obrigações fiscais, resguardando a empresa contra multas e evitando penalidades decorrentes da lei de sonegação fiscal e da fiscalização contra sonegação de impostos.

Como fazer uma auditoria fiscal digital e aproveitar estes benefícios

A auditoria fiscal digital deve ser feita em etapas, considerando-se a primeira como fase de planejamento, estabelecendo-se a natureza, a extensão e a profundidade dos exames a serem feitos.

Essa fase é composta da seleção, da delimitação e da programação dos trabalhos que devem ser executados de acordo com os objetivos da auditoria. Por natureza, as análises podem ser feitas de forma permanente e contínua, ou periódica, dependendo da necessidade da empresa.

Na auditoria fiscal digital permanente devemos considerar a análise das informações financeiras, que geram o recolhimento de impostos e que podem sempre apresentar alguma falha ou irregularidade.

A auditoria fiscal digital eventual ou específica contempla análises com início e término determinados, que podem ser delimitados ou não a registros e contas contábeis, através da verificação de algumas necessidades ou suspeitas sobre falhas anteriormente verificadas.

A extensão da auditoria fiscal digital é feita para a análise de todos os documentos disponíveis, dando ou não destaque a algumas partes ou quantidades específicas, a setores limitados ou não, e isso deve ser feito em acordo com a administração.

Conceitos da auditoria fiscal digital

A auditoria fiscal digital é um procedimento que faz uso dos arquivos digitais para realizar a conferência e cruzamento dos dados em busca de inconsistências. Havendo qualquer alteração não prevista ou fora dos padrões, a auditoria fiscal digital permite que a empresa possa se antecipar à fiscalização, corrigindo eventuais falhas.

Na auditoria fiscal digital é feita a avaliação dos arquivos fiscais  em formato digital, utilizando os arquivos do SPED e demais documentos, tais como, Notas Fiscais Eletrônicas, declarações acessórias, dentre outras, fazendo o cruzamento de dados com valores pagos, valores previstos e os balancetes, procurando encontrar qualquer tipo de irregularidade que seja notável. Além disso, são feitas também análises estruturais, trazendo resultados que possam apontar inconsistências e o que é necessário fazer para corrigir qualquer erro.

A principal diferença entre a auditoria fiscal digital e uma auditoria convencional é que, no método de auditoria  convencional o levantamento e análise são feitos de forma mais lenta, realizando-se cruzamentos e conferência de dados de forma manual, impedindo que análises mais aprofundadas sejam realizadas em tempo hábil.

Dessa forma, a auditoria fiscal digital se mostra muito mais eficiente e benéfica, oferecendo otimização no processo e realizando análises mais complexas, principalmente aquelas exigidas pela fiscalização.

Benefícios da auditoria fiscal digital

As empresas que mantém documentos fiscais eletrônicos, empresas que utilizam ERP e que possuem operações fiscais mais complexas ou em grande volume dificultando sua análise, e empresas que precisam manter sua regularidade devem fazer uso da auditoria fiscal digital.

Diante da implantação da escrituração fiscal digital, que está cada vez mais presente, a auditoria fiscal digital irá trazer inúmeros benefícios. Dentre os tais, podemos destacar os seguintes:

Rapidez e análises mais completas

A auditoria fiscal digital é feita de maneira totalmente eletrônica, permitindo realizar uma série de análises mais completas e aprofundadas em menor período de tempo, reduzindo a espera entre a submissão dos documentos à fiscalização e a análise dos resultados. Desta maneira, a empresa consegue saber em menos tempo o que é necessário resolver e mantém-se regular perante o fisco.

Informações mais confiáveis

Como é feita de forma automática, a auditoria fiscal digital garante informações mais confiáveis, já que está praticamente isenta de possibilidades de erro humano. Assim, uma empresa que é aprovada na auditoria fiscal digital e que já tiver apresentado todos os documentos necessários, detém a convicção de que está com sua situação regular, pois estará cruzando dados que irá enviar ao fisco com outros dados que já estão em poder do fisco, como os da NF-e.

Adiantando-se à análise feita pelo fisco, as chances de apresentar problemas com relação às informações são drasticamente reduzidas, evitando abertura de processos fiscais e corrigindo as inconsistências antes de uma autuação.

Manutenção da Regularidade Fiscal

Utilizando a auditoria fiscal digital a empresa mantém sua regularidade fiscal perante o fisco e fica livre de qualquer diferença ou falha que possa gerar autuação. Fica também desimpedida de participar de licitações, dentre outros benefícios que podem garantir uma sustentabilidade financeira duradoura. Utilizando essa ferramenta, a empresa garante estar operando dentro do que determina a legislação.

A auditoria fiscal digital é um grande apoio para que a empresa possa cruzar dados e valores e encontrar possíveis diferenças com relação às obrigações fiscais, impossibilitando erros que poderiam prejudicar sua regularidade.

Os benefícios da auditoria fiscal digital são muitos. E se você quiser saber mais sobre estes benefícios, deixe um comentário logo abaixo ou venha tomar um café conosco. Será um prazer para nós da Certific interagirmos com você!

Temos certeza que podemos agregar muito conhecimento e inteligência fiscal à sua corporação!

Até breve!

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