Planejamento Estratégico: Manter o foco é essencial!

planejamento estratégico

Planejamento Estratégico: Manter o foco é essencial!

O que acontece quando você não tem um planejamento estratégico sobre onde pretende ir e se desvia de um percurso seguro para o seu destino final? Você simplesmente sai da rota, perde o caminho e não consegue cumprir seu objetivo inicial, não é mesmo?

Tudo no mundo dos negócios envolve um ponto em comum: vontade de crescer e planejamento estratégico!

Em qualquer empresa isso funciona da mesma maneira, ou seja, a perseverança deve ser atribuída às competências, para que assim, o auge do sucesso seja alcançado.

Grandes corporações nem sempre começaram fortes, a grande maioria iniciou de baixo… planejando e adquirindo competências, experiência e conhecimento para dessa forma, conseguir atrair a fidelidade dos clientes, aumentando progressivamente sua participação no mercado.

Qualquer tipo de planejamento estratégico para o crescimento empresarial, envolve algo fundamental, e que geralmente é deixado de lado.

Foco!

O foco é a grande chave para que o negócio obtenha diferenciais competitivos e assim consiga se sobressair dos concorrentes. A empresa, portanto, deve montar um planejamento estratégico bem estruturado bem estruturada, para assim definir uma política empresarial sólida, que lhe garantirá condições de se destacar de modo pró ativo e engajado perante o seu segmento.

Como fazer um planejamento estratégico?

Por onde começar o planejamento estratégico do seu negócio? Quais são as informações mais valiosas?

Planejar estratégias é uma arte! Requer informações adequadas, conhecimento de mercado e eficiência, de maneira que todas as decisões sejam tomadas com grande assertividade no intuito de promover sucesso ao negócio.

Para que esse sucesso seja alcançado é necessário a definição de um planejamento estratégico empresarial. Este precisa primeiro ser repassado para o papel e só depois de estabelecido vários pontos, é que se começa a ação.

Então, para definir as melhores estratégias de mercado, é preciso que se responda algumas perguntas, tais como:

  • Quem somos?
  • Qual a missão, visão e valores da empresa?
  • Qual o propósito do negócio
  • Qual a relevância do negócio para o mercado e o público-alvo?
  • Aonde queremos chegar?
  • Que recursos dispomos?
  • Quem são as pessoas mais importantes para as análises dos caminhos a serem traçados?
  • Quem contribuirá com que?

A importância das métricas dentro do planejamento estratégico empresarial

Métricas nada mais são que indicações que promovem a mensuração/ medição e resultados de qualquer tipo de investimentos que estejam relacionados a empresa. Nesse campo a quantidade e qualidade são fatores de grande importância e precisam estar adequados ao planejamento estratégico.

Portanto, as métricas bem-sucedidas são aquelas que são resultados direcionados ao que foi objetivado, servindo como um termômetro para maior conscientização da realidade empresarial.

Como colocar o planejamento estratégico em prática?

Você deve analisar primeiro o que é preciso fazer. Qual a forma com que sua empresa tem conduzido os processos? Quanto mais simplificado for enxergar as necessidades estruturais para maior posicionamento empresarial, maior também será a maturidade da organização e de sua gestão.

Nesse sentido é preciso direcionar e focar. Um exemplo disso é trazer os principais problemas e sugestões provocando alguns debates em reuniões periódicas, de maneira que o gestor possa visualizar as soluções para os obstáculos, o que é preciso mudar, melhorar e/ ou eliminar.

Nesse sentido algumas práticas precisam ser estabelecidas:

  • Sincronização de processos;
  • Rotina;
  • Divisão de funções;
  • Atribuições e responsabilidades;
  • Saber premiar e estimular;
  • Fazer parcerias;
  • Ter uma assessoria contábil especializada e confiável;
  • Contar com profissionais capacitados;
  • Estar aberto a novas realidades;
  • Saber a hora de abrir mão;
  • Ter flexibilidade e também sabedoria;
  • Manter o controle de qualidade;
  • Medir e visualizar como vão as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio;

Conclusão

Um planejamento estratégico eficiente, realmente completo e funcional, exige grande esforço de todos os gestores, depende também de dedicação e engajamento de todos os colaboradores para que seja feito com a qualidade necessária para obtenção do sucesso.

Grandes Empreendedores são caracterizados por atuarem com muito empenho, dedicação e foco nos objetivos à serem alcançados. Da mesma forma, o planejamento estratégico deve seguir um cronograma à risca, muito foco, empenho e disciplina de todos os envolvidos no processo e na operação empresarial, para que sejam geradas oportunidades, que sejam capazes de criar resultados mais lucrativos e sustentáveis.

Precisa de ajuda com o planejamento estratégico do seu negócio?  Lembre-se: questões financeiras e tributárias são partes integrantes fundamentais para que um planejamento estratégico alcance os objetivos traçados para o sucesso do negócio.

Nós da Visão AE somos especialistas em questões tributárias e financeiras. Venha bater um papo conosco, o nosso café é ótimo e a nossa interação sobre planejamento estratégico pode ser o que lhe falta para que sua empresa deslanche de vez rumo ao sucesso total.

Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário