Você sabia que pode importar do Mercosul? Veja as vantagens aqui!

Importar do Mercosul

Você sabia que pode importar do Mercosul? Veja as vantagens aqui!

Importar do Mercosul, tem sido uma vantagem para quem quer fugir do aumento do dólar e de importar da China e dos EUA.

Atualmente vem crescendo as vantagens em comprar ou revender itens do Mercosul, pois alguns produtos importados como: perfumes, roupas, celulares, entre outros, facilitam as transações, já que são feitas em moeda local e as variações cambiais são bem inferiores em relação ao dólar.

Esse tipo de negócio auxilia na economia do país, gera renda e aumenta as possibilidades de novos empreendimentos locais.

Mas para começar, você sabe o que é o Mercosul?

Entendendo o que é Mercosul

No contexto geral, o Mercosul é uma parceria aduaneira que se iniciou entre os países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e recentemente outros países foram adicionados à união do Mercosul, e são eles: Peru, Equador, Bolívia, Colômbia e Chile.

Esses países possuem um objetivo em comum que é manter uma tarifa externa que seja comum a todos eles, além de manter uma livre circulação de mercadorias, bens e serviços.

Essa união permite uma vantagem aos países do Mercosul, como por exemplo:

1- Possibilidades de comprar produtos diversos

Ao contrário do que muitos pensam, a importação de produtos do Mercosul permite a compra de diversos produtos, como por exemplo:

  • Produtos de beleza importados;
  • Produtos eletrônicos importados;
  • Perfumes importados;
  • Roupas;
  • Entre outros

Essa vantagem é ainda maior quando a compra é feita em países como Chile e Paraguai já que esses países possuem Polos industriais como China e EUA.

Uma grande vantagem de se importar de países do Mercosul, é a possibilidade de aumentar a margem de lucro empresarial, já que se pode repassar esses produtos com acréscimo ao consumidor final.  É possível também a criação de uma independência financeira para pequenos empreendedores que podem se estabelecer como MEI – Microempreendedor Individual, importando e revendendo estes produtos aqui no Brasil.

2- Menor tempo para recebimento das mercadorias

Muito mais rápido, mais simples e mais cômodo, pois as mercadorias vem da comercialização com países fronteiriços.  A logística se torna mais simples, uma vez que geralmente é feita por via terrestre ou pequenos vôos comerciais, o que torna o tempo de entrega mais rápido e menos custoso.

3- Fugindo das altas e quedas do dólar

Importar do Mercosul garante que as negociações sejam realizadas em moeda local e não em dólar, gerando reservas cambiais importantes para o desenvolvimento do país. Além da variação do câmbio ser menor, permite uma negociação sem a preocupação de grandes alterações cambiais.

4- Impostos reduzidos

A entrada do Brasil no Mercosul, permite que os impostos de importação entre países da união, cheguem a uma taxa bem próxima a zero ou que até sejam isentos.

Enquanto alguns países como EUA e China têm a obrigatoriedade dessa taxa de impostos de importação, que inviabilizam o negócio, muitas vezes por conta das tarifas altíssimas, que podem chegar a até 60% do valor dos produtos em moeda estrangeira.

Mercosul para pequenas empresas, novos negócios e renda extra

As pequenas empresas comerciais, sejam elas: revendedores de produtos de beleza importados, aquele que quer abrir sua empresa de importação ou até mesmo renda extra, com certeza tem no Mercosul uma fonte para melhorias e para expansão de seu negócio.

Existem muitas facilidades que poderão auxiliar o empreendedor a iniciar seu próprio negócio e enxergar melhor as oportunidades do setor, por isso, seguem algumas delas:

  1. a) adquirir de forma mais ágil e fácil algumas matérias-primas, componentes e equipamentos, ajudando na redução de custos;
  2. b) formar parcerias com empresas de outros países para várias finalidades; ampliando assim a visão de negócios e começando a atuar no mercado internacional;
  3. c) formar associações de mesmo interesse econômico, com centrais de compras, centrais de vendas e outras, juntando-se a diversas empresas do mesmo segmento.

Sendo assim…

Apesar das dificuldades pela ausência de projetos conjuntos para se ter a infraestrutura necessária, pode-se observar ainda que está melhorando gradativamente dia após dia os negócios entre pessoas e entre empresas que compõem o Mercosul. Sendo a ampliação de mercados o principal objetivo desta união entre países da América do Sul.

O Mercosul tem um potencial de crescimento de grandes mercados, e isto pode auxiliar o empreendedor a ter seu próprio negócio, além de auxiliar o Brasil em questão de desenvolvimento econômico.

Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário